Serafim de Souza Lima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Serafim de Souza Lima

Mensagem  Admin em Sab Abr 19, 2008 9:31 pm

Descendentes de Serafim de Souza Lima

Serafim de Souza Lima nasceu em 1831 no distrito da Santíssima Trindade do Descoberto-MG, na Fazenda denominada Ribeirão de São Vicente, faleceu entre 1897 e 1900 no distrito de São João do Jacutinga-MG.

Oitavo filho de João de Souza Lima, casado em segundas núpcias em 1816 no distrito da Santíssima Trindade do Descoberto-MG com Dona Cândida Maria de Jesus. João de Souza Lima nasceu em 1761, faleceu em 28/08/1844 no distrito da Santíssima Trindade do Descoberto-MG. Cândida Maria de Jesus nasceu em 1801.

Relata a história contada pelos descendentes dos pioneiros, que por meados do ano de 1849, no local onde hoje se constitui o atual distrito de São João do Jacutinga, pertencente ao município de Caratinga, localizado no Estado de Minas Gerais, os intrépidos desbravadores dos sertões das matas mineiras Serafim de Souza Lima e José Caetano, chegaram a região vindos de Juiz de Fora. O patriarca, assim como seu amigo, auxiliados por parentes e amigos, ao perceberem a fertilidade da terra e, considerando-a propícia para o cultivo de lavoura, iniciaram a derrubada de parte da floresta e plantaram em uma extensa área. Aqui se estabeleceram definitivamente, apossando-se das terras devolutas e férteis dos vales cobertos de mata, onde a madeira de lei era abundante e a caça fácil e farta.

Ao retornar para sua terra de origem, Serafim de Souza Lima casou-se em 1858 no distrito da Santíssima Trindade do Descoberto-MG com Luíza Maria de Jesus, nascida em 1839 no distrito da Santíssima Trindade do Descoberto-MG, falecida antes de 1897 no distrito de São João do Jacutinga-MG. Por volta de 1880, retorna com a família para ocupar suas terras situadas a margem esquerda do Ribeirão do Jacutinga, localizadas no distrito de São João do Jacutinga-MG, onde construiu a Fazenda de Cultura denominada Jacutinga.

Por decreto de 23 de dezembro de 1892, Serafim de Souza Lima foi nomeado Tenente de Milícias para a Guarda Nacional do Estado de Minas Geraes, Comarca de Caratinga, servindo na 4ª Companhia do 83º Batalhão de Reserva.

Fonte: "Minas Geraes", Segunda-feira, 16 de janeiro de 1893 - Nº15 - Ano II - Página 04. Centro de Estudos e Pesquisas Sertões do Leste - CEPESLE

Site: http://www.arquivohistorico-mg.com.br/guardanacional/caratinga.html


Serafim e Luíza tiveram os seguintes filhos:

1. José Vidal de Souza Lima
2. Carolina Francisca de Souza
3. Minelvina Maria de Jesus
4. Hygino de Souza Lima
5. Guilhermina Maria de Souza
6. Domingos de Souza Lima
7. Dimas de Souza Lima
8. Maria Luíza de Souza
9. Antônio de Souza Lima
10. Joaquim Vidal de Souza Lima


Serafim de Souza Lima teve uma filha natural com Maria Roza de Jesus:

Serafim e Maria Roza tiveram os seguintes filhos:

11. Emília Roza de Jesus
http://www.arquivohistorico-mg.com.br/guardanacional/caratinga.htmlClique aqui
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 17/03/2008
Idade : 52
Localização : Governador Valadares-MG

Ver perfil do usuário http://www.joberto31.oi.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum